-
Arquitetos: Max von Werz
- Área: 3623 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:César Béjar
-
Fabricantes: Lutron, Dornbracht, Accoya, Astro Light, Duravit, FSB Franz Schneider Brakel, Hunter, Mulberry, Otis, San Pedro Tile, Sherwin-Williams, Taller Tornel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma bela propriedade no calçadão do centro histórico de La Paz, o Baja Club é um hotel boutique de 32 quartos do Grupo Habita. Integrando o novo com o antigo, o projeto - desenhado por Max von Werz Arquitectos, da Cidade do México, e pelo escritório de design de interiores Jaune, de Paris - inclui a reforma de um casarão existente datado de 1910 em estilo colonial, além da construção de uma nova ampliação de quatro pavimentos contendo salas, suítes, um spa e um bar na cobertura.
A nova construção retoma a planta em forma de L da casa original, resultando em um conjunto que demarca e emoldura um pátio central. A paleta de materiais do projeto é inspirada nos detalhes originais da propriedade, incluindo ladrilhos hidráulicos e um tipo local, talavera, feito à mão, carpintaria e estruturas de madeira acabada à mão e luminárias de vidro soprado.
A volumetria escalonada da nova construção reduz seu impacto visual e cria generosos terraços que desfrutam de vistas panorâmicas da Baía de La Paz. Referências náuticas sutis, como as linhas horizontais e o uso de elementos maciços de madeira em todo o projeto, brincam com o contexto marítimo do hotel.
A circulação vertical do edifício se dá por uma generosa escada helicoidal situada na junção entre as duas alas do novo edifício. As lajes de concreto armado em balanço dão uma leveza visual ao edifício e, por sua vez, servem como passarelas externas, varandas e elementos de sombreamento passivos que reduzem o ganho de calor solar e a dependência do ar condicionado.